Etimologia da palavra Marketing
Marketing é uma palavra de origem inglesa, que significa trabalhar com o mercado. Ou seja, quando tu compreendes que deves colocar ou vender o seu produto a preço x ou z, que deves vender no local h o b, na hora h ou d, isto é marketing. É saber o que fazer, quando fazer, porque fazer, à quem fazer! para salvaguardar os interesses do seu produto ou serviço, acima de tudo, é cuidar de negócios
Logo, Marketing, é a arte e a ciência de entender, as necessidades do mercado-alvo, e entregar a ele valor (soluções) através dos produtos e serviços ofertados pela empresa, com o objetivo final de aumentar os lucros
O surgimento do Marketing
A origem do marketing não tem uma data definida, mas em torno dos anos 1940, foram publicados artigos que já tratavam das bases desse conceito.
Pode ser surpreendente descobrir que o Marketing não é tão atual assim. Ele surgiu há mais de 550 anos!Na realidade, portanto, seu maior feito foi ter mudado e se adaptado aos tempos de maneira tão eficaz.
Graças a essa característica, mesmo depois de quase seis séculos, ele permanece sendo essencial para qualquer negócio.
Importância do Marketing para os negócios
Utilizar o marketing de forma adequada em sua empresa, pode gerar resultados fantásticos e diferenciar, o negócio da concorrência.
Assim, você ou o seu negócio, se destacam no mercado de atuação, e passam a ter maiores lucros. De igual modo, o marketing:
- - Melhora o envolvimento com os clientes
- - Ajuda na construção da marca
- - Otimiza o relacionamento com os clientes
- - Impulsiona as vendas
- - Melhora a tomada de decisões
- - Diferencia a empresa da concorrência
- - Cria opções de receita
Mas, isto só acontece ou é possível, quando trabalhamos verdadeiramente o nosso marketing, isto incluí: ter um plano de marketing, estratégia de marketing, e a sua aplicabilidade na íntegra
Dicas de Kotler Sobre o Marketing
Para Kotler, é importante que:
- Aposte em boas histórias
- Toque o espírito do consumidor
- Nunca deixe de inovar
- Marque presença nas novas mídias
- Valorize o design
- Transforme a loja física
Processos do Marketing
-Necessidades
São as carências básicas dos seres humanos, como a necessidade de alimentação, respirar. Essas necessidades são universais e naturais e que sem elas não vivemos
Desejos
Diferente da necessidade, são formas específicas que as necessidades assumem conforme a personalidade. Por exemplo, a necessidade de alimentação pode se manifestar, como o desejo por uma refeição específica, como uma pizza ou um Arroz
A necessidade é satisfeita independentemente do gosto, já o desejo, é acompanhada de exigência, preferências, escolha ou opções para ser satisfeitas
Demandas
Surgem quando os desejos são respaldados por uma capacidade de compra. Ou seja, um desejo se transforma em demanda, quando as pessoas têm os recursos financeiros para satisfazê-lo. A demanda, nos possibilita sabermos se haverá mercado ou não
Após saber quais necessidade e desejo a atender e se, haverá demanda. Passamos para os, Produtos e Valores
Compreendemos qual é a necessidade do nosso público, ok! até aí tudo bem.que é de locomover-se de um lugar para o outro, por exemplo!
Agora! O que é preciso para atender a necessidade deste público!?
É aí onde entra o produto
Que são, os bens ou serviços oferecidos para satisfazer as necessidades e desejos dos consumidores. Eles podem ser físicos (como um carro) ou intangíveis (como serviços de reparação de ac)
Com o carro, atendemos a necessidade de um público-alvo com necessidade de deslocar-se de um lugar para outo, e por outra, um público que precisa ver os seus eletrodomésticos concertados, ou seja Ac. Assim resolve-se o problema de um público.
Já há carro para deslocarem-se, como também, o ac do primo já está reparado, a casa já não aquecerá tanto, que bom.Mas será que é tudo?
Deves estar a ti perguntares! mas já há carro e um ac reparado.do que se vai reclamar, mas!?
Pós! Em marketing, não é tudo. porque, é preciso que este mesmo produto ou serviço agregue valor
Ou seja! O cliente, precisa sentir os ganhos do custo do serviço ou produto que li foi ofertado. Isto é, valor!
Valor
Refere-se ao benefício percebido por um consumidor em relação ao custo de um produto. Em marketing, é essencial criar valor para os consumidores, o que significa que eles, devem perceber que os benefícios do produto superam os custos (sejam financeiros, de tempo, ou de esforço).
Satisfação
É o grau em que as expectativas de um consumidor são atendidas ou superadas por um produto ou serviço. A satisfação está diretamente relacionada ao valor percebido: se os benefícios forem vistos como superiores ao custo, a satisfação será alta.
Qualidade
Produtos de alta qualidade atendem, ou superam as expectativas dos consumidores, e ajudam a construir uma reputação de marca forte. Qualidade é a percepção dos consumidores sobre o desempenho do produto. E todos nós, como consumidor desejamos qualidade!
Trocas
Troca é o ato de obter um produto desejado oferecendo algo em. A troca pode envolver dinheiro, mas também pode ser a troca de tempo, esforço ou outros bens e serviços. O marketing, nesse sentido, se concentra em facilitar a troca entre as empresas e os consumidores.
Transações
Transações ocorrem, quando há um acordo mútuo, entre duas ou mais partes para trocar bens, serviços ou recursos. As transações são fundamentais no marketing, pois representam o fechamento de um ciclo de venda e a realização do valor prometido.
Relacionamentos
o relacionamento em marketing refere-se à interação contínua entre empresas e consumidores ao longo do tempo. Em vez de se concentrar apenas na transação pontual, o marketing moderno busca criar laços duradouros, garantindo lealdade, repetição de compras e uma maior satisfação do cliente. Programas de fidelidade e marketing personalizado são exemplos de estratégias voltadas para esse tipo de relacionamento.
Mercados
Mercados, são conjuntos de consumidores que compartilham um interesse comum por um determinado produto ou serviço. Eles podem ser segmentados com base em diversas características, como demografia, psicografia e comportamento de compra. A segmentação de mercado permite que as empresas atendam melhor às necessidades e desejos específicos de diferentes grupos de consumidores.
Conclusão
Para se estabelecer um negócio, é preciso primeiramente conhecer o nosso público, porque sem público não há mercado, e sem mercado não espaço para negócios. Antes de colocares ou começares a ofertar, procure primeiramente saber, sobre o que o seu público de facto precisa, para saberes oque dar, para atender as suas necessidades, se vai haver demanda para as necessidades que se pretende atender
Após isto, crie algo com valor, qualidade. ou seja, um bom produto que atenda as expectativas dos seus clientes, proporcionando uma boa experiência e satisfação
Para que haja uma boa troca, uma boa transação dentro do teu mercado, e construíres bons relacionamentos.
Lembre-se! Não é sobre tentar simplesmente, é necessário que conceitos acima mencionados, sejam aplicados para que haja resultado
0 Comentários